Os climas frios localizam-se em latitudes elevadas, sensivelmente a partir de 55º ou 60º até aos pólos. Os climas frios subdividem-se em:
Clima Subpolar
(Angmagssalik - Gronelândia)
O Verão é curto e pouco quente. O Inverno é muito frio e longo. As temperaturas médias mensais são por vezes inferiores a - 40ºC. A amplitude térmica anual é elevada.
A precipitação anual é muito baixa. os valores mais elevados registam-se nos meses menos frios. A fraca precipitação que ocorre no Inverno é, geralmente, sob a forma de neve.
Existem duas estações.
Clima Polar
(Barrow - Canadá)
As temperaturas médias mensais são muito baixas. No Inverno chegam a atingir valores inferiores a -50ºC. No Verão as temperaturas médias raramente ultrapassam os 10ºC. A amplitude térmica anual é muito elevada.
A precipitação é muito reduzida, ocorrendo, sobretudo, na estação mais quente.
Existem duas estações.
Clima de Altitude
O Clima de altitude encontra-se em todas as áreas de altitude elevada. A altitude é um factor que condiciona a variação da temperatura e da precipitação: a temperatura diminui com o aumento da altitude (6,4ºC por cada 1000 metros) e a precipitação aumenta até um determinado nível.
(Santis - Suiça)
O Verão é muito curto, com temperaturas que raramente ultrapassam os 10ºC. O Inverno é muito frio. A amplitude térmica anual não é muito elevada.
A precipitação anual é muito abundante, ocorrendo, frequentemente, sob a forma de neve.
Fonte: http://www.citi.pt/citi_2005_trabs/antonio_carvalho/Climas.htm
terça-feira, 31 de maio de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário