Os climas quentes localizam-se na zona compreendida entre os trópicos (intertropical) e subdividem-se em três grandes tipos:
Clima Equatorial
(Kuala Lumpur - Malásia)
A temperatura média anual é elevada (cerca de 25ºC) e constante ao longo do ano, sendo a amplitude térmica anual muito reduzida (inferior a 5ºC).
A precipitação é abundante e regular dado que ocorre durante todo o ano, não existindo meses secos.
Não existem estações do ano diferenciadas.
Clima Tropical
(Zinguinchor - Senegal)
A temperatura média anual é elevada, mas ligeiramente inferior à do clima equatorial. A amplitude térmica anual é reduzida (não ultrapassando os 10ºC).
A precipitação distribui-se de forma irregular ao longo do ano, o que permite distinguir duas estações: a seca e a húmida. Se a estação húmida for a mais prolongada trata-se do clima tropical húmido. Se a estação seca for a mais prolongada então estamos na presença do clima tropical seco.
Clima Desértico Quente
(Uluru - Austrália)
As temperaturas médias mensais são bastante elevadas, podendo ultrapassar os 35ºC (na estação quente). A amplitude térmica anual é muito elevada, assim como a amplitude térmica diária.
A precipitação é escassa e muito irregular. No entanto, podem ocorrer precipitações muito elevadas, num curto período de tempo.
As estações do ano diferenciam-se pelas diferenças de temperatura.
Fonte: http://www.citi.pt/citi_2005_trabs/antonio_carvalho/Climas.htm
sábado, 2 de abril de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário